Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

Salário Baixo é o Motivo de Não Sobrar Dinheiro?

  • Davi Augusto
  • 16 de abril de 2015

Sempre que estou atendendo algum cliente, ou então nas turmas de educação financeira, é normal ouvir as pessoas dizendo que o verdadeiro motivo por não terem uma vida financeira equilibrada é porque ganham um salário muito baixo

Também concordo que na maioria das vezes os salários são realmente baixos, e que um aumento é sempre muito bem vindo.

Porém o que quero discutir na verdade não é se nossa remuneração é justa ou não.

O que quero lhe perguntar é: será que um simples aumento de salário seria capaz de resolver e equilibrar nossa vida financeira?

A Culpa É Realmente do Salário Baixo?


Você já perguntou para alguma pessoa qual a razão de ela estar endividada ou qual o motivo de ela não conseguir realizar seus maiores desejos, como aquela viagem com a família, aquele curso no exterior que iria contribuir para alavancar a carreira, ou a compra daquele apartamento naquele bairro que você sempre sonhou?

É interessante notar que a resposta muitas vezes é: “Com o salário que eu tenho não dá pra fazer isso… Estou esperando receber um aumento pra ver se coloco esses planos pra frente.”

O curioso é que as respostas sempre são parecidas, independente do salário das pessoas. Não importa se uma pessoa ganhe R$ 2 mil por mês e a outra ganhe R$ 20mil… a resposta sempre será essa.

Então será que a razão de não sobrar um dinheiro para você começar a investir e realizar seus sonhos é realmente o salário baixo?

E Se Você Recebesse Um Aumento Hoje?


salário

Você também acha que a culpa de você não conseguir realizar seus sonhos ou de não ter dinheiro para investir é do seu salário?

Proponho então para que você responda, com muita sinceridade, a essa pergunta: e se você recebesse um aumento hoje?

Para deixar essa pergunta ainda mais empolgante e dar mais espaço pra sua imaginação, imagine então: e se você recebesse hoje um aumento de 50%? O que você realmente faria?

Agora que o dinheiro não é mais problema, será mesmo que você iria resolver todas as suas dificuldades financeiras? Iria começar a investir parte do seu dinheiro? Iria começar imediatamente a planejar aquela viagem de férias com a família? E aquele curso que você sempre teve vontade de fazer e nunca fez porque não sobrava dinheiro? Iria se matricular nele agora?

Ou será que agora que está ganhando um “dinheirinho a mais”, ia aproveitar pra comprar aquela TV ultramoderna que foi lançada esse ano?

Agora que tem dinheiro sobrando, uma boa opção também é passar a almoçar todo dia naquele restaurante mais caro… afinal, você ganha pra isso!

Não vamos esquecer que, agora que você ganha mais, tem também a obrigação de ir logo para o shopping pra comprar aquelas camisas de marca mais cara. Se você ganha tão bem, tem o direito de andar bem arrumado. As mulheres não podem esquecer daquela bolsa caríssima que desejam há muito tempo, e agora que tem dinheiro sobrando, podem se dar ao luxo de comprar.

Agora que você ganha 50% a mais, também vai ter o crédito aprovado pra financiar aquele carrão que você sempre quis ter. Não vamos esquecer dos nossos filhos, que agora vão ganhar um videogame novo e um montão de brinquedos!

O que você realmente faria se ganhasse agora um aumento?

Pode ter certeza: muita gente, depois de receber o aumento, passaria a gastar muito mais!

Mas será que depois de passar a consumir isso tudo, ainda sobraria dinheiro no fim do mês?

Então Como Fazer Para Juntar Dinheiro e Investir nos Nossos Sonhos?


objetivos

Ao invés de colocar a culpa sempre no dinheiro, tente sempre se lembrar quem é o verdadeiro responsável por aquele dinheiro: você mesmo!

Ou seja, o único jeito de passar a ter mais controle sobre o dinheiro é tendo a consciência de que você é o principal responsável pelo destino dessa grana. Se quiser passar a juntar mais dinheiro, é importante definir seus sonhos e objetivos e começar a tratá-los como prioridade no seu orçamento.

Uma boa dica é economizar sempre uma parte do salário. Assim que receber o salário, já guarde automaticamente pelo menos 10%, sabendo que assim você estará começando a juntar para investir nos seus objetivos.

Outra boa dica é procurar saber quanto custa esse objetivo. Se o seu objetivo for uma viagem para o exterior, tente procurar saber o quanto custa essa viagem, incluindo os gastos com passagem, hospedagem, alimentação, passeios e compras.

Depois de saber o quanto realmente você precisaria ter para viajar, veja em quanto tempo você conseguiria juntar essa grana, e passe a economizar o necessário.

Com certeza o esforço de economizar um pouco todo mês será compensado quando você conseguir realizar aquele objetivo.

Durante o processo de juntar o dinheiro, é normal também que você passe a ver isso não mais como um esforço, mas como uma satisfação. Você irá se sentir bastante feliz ao ver que aquele dinheiro economizado irá lhe deixar um pouco mais perto de alcançar seus objetivos!

E então? Acha que vale a pena esse esforço para alcançar seus objetivos? Você já consegue economizar um pouco todo mês, ou ainda está esperando aquele aumento no salário?

 

compartilhe:

Curtiu esse post?

Deixe seu email para receber gratuitamente os novos posts e dicas do blog!

autor: Davi Augusto

Formado em Comércio Exterior e em Administração, atua como educador financeiro e consultor de finanças pessoais e investimentos.

Post Relacionados