Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

Organizar as Finanças

Depois de gerar renda, o próximo passo deve ser organizar nossas finanças pessoais.

É comum vermos em vários livros sobre finanças pessoais que devemos economizar o máximo possível, gastando somente naquilo que realmente é essencial. Porém eu discordo completamente dessa visão!

Será que vale a pena mesmo gastar nosso dinheiro somente naquilo que é essencial para viver? Sendo assim, teríamos que cortar todos aqueles gastos considerados fúteis: restaurante, cinema, cerveja com os amigos, salão de beleza, praia no final de semana, e por ai vai.

Porém, se formos analisar, são esses gastos que nos proporcionam momentos de alegria e diversão. Então para termos uma vida financeira organizada devemos nos privar de todos esses prazeres? Qual o sentido de ter dinheiro então?

Creio que a organização financeira passa sim por um corte de gastos em nosso orçamento. Porém devemos economizar com inteligência, cortando gastos que realmente são desnecessários, e mantendo aqueles que realmente são importantes para nossa qualidade de vida.

É interessante perceber também que isso é um processo de autoconhecimento, onde devemos refletir quais gastos fazemos de uma maneira automática e não nos proporcionam realmente nenhum prazer e quais despesas são essenciais para que possamos continuar aproveitando a vida

Deixar de sair para jantar ou ir ao cinema com a família e amigos realmente nos fará economizar um bom dinheiro no fim do mês. Mas será que compensa economizar todo esse dinheiro se não podemos ter momentos de diversão com as pessoas que gostamos?

Em momentos de crise, como grandes dívidas ou situação de demissão, concordo que devemos ter uma abordagem mais radical, cortando temporariamente a maioria de nossos gastos até voltarmos a um equilíbrio.

Depois do pior momento, creio que devemos saber gastar com inteligência, tomando sempre cuidado para mantermos nossa qualidade de vida e os momentos de prazer que o dinheiro irá nos permitir adquirir.

Portanto, poupe! Não desperdice seu dinheiro, mas aprenda a gastar com inteligência naquilo que realmente importa para você.

Esta sessão será atualizada com posts e dicas sobre como organizar melhor nossas finanças e economizar nosso dinheiro de uma maneira mais inteligente.

compartilhe: