Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

Juros Altos: Problema ou Oportunidade?

  • Davi Augusto
  • 30 de abril de 2015

Os juros estão altos! Altos demais!

No cenário econômico brasileiro, isso já não é mais nenhuma novidade… na verdade, pagar elevadas taxas de juros inclusive já faz parte do cotidiano de boa parte da população.

Mas o interessante é perceber que, dependendo de quem vê, esse cenário de juros altos pode significar um grande problema ou uma grande oportunidade.

E dependendo a forma que você lida com esse cenário, isso terá um enorme impacto na sua vida financeira.

Quando Juros Altos São um Problema


desesperoÉ muito comum ouvir as pessoas comentando: “Uma das razões de termos dificuldades financeiras é que os juros que pagamos são altos demais”.

Para se ter uma noção mais clara, o Brasil é o país que possui as mais altas taxas de juros do mundo!

Pessoas pagadoras de juros, seja no cheque especial, no rotativo do cartão de crédito, ou em empréstimos no banco, obviamente serão muito prejudicadas com esse cenário.

O que acho interessante é que acabei notando que as mesmas pessoas que reclamam que os juros estão altos demais, são sempre as que pagam mais juros.

Essas pessoas estão sempre endividadas (dívidas de consumo) e parece que nunca fizeram questão de colocar a vida financeira em equilíbrio.

Mas se elas sempre reclamam que os juros estão altos, por que continuam fazendo mais dívidas de consumo para pagar ainda mais juros?

Fazendo uma comparação, é como se uma pessoa vivesse reclamando que a comida de determinado restaurante é muito cara, mas continuasse sempre frequentando esse restaurante.

Não faz muito sentido, não é mesmo?

O grande problema é que esse hábito consumista desenfreado acaba levando muita gente para um círculo vicioso. Assim, fazem dívidas para financiar seu consumo.

Depois, gastam grande parte do que ganham apenas para pagar as dívidas, e tem que tomar novos empréstimos para poder consumir mais. Até o ponto que precisam fazer empréstimos para pagar novos empréstimos. E, adivinhe, pagando cada vez mais juros. Juros altos!

Para essas pessoas, os juros altos serão sempre um grande problema.

Mas também existem pessoas que não se incomodam com as altas taxas de juros. Na verdade, elas vêm isso como uma oportunidade para ganhar mais dinheiro!

Utilizando os Juros a Nosso Favor


finance-litPara fazer as altas taxas de juros deixarem de ser um problema para virar uma grande oportunidade, temos que saber fazer os juros trabalharem a nosso favor.

Dessa maneira, pessoas que conseguem controlar seus gastos e equilibrar as finanças, fazendo com que o dinheiro sobre no fim do mês, conseguem aplicar as economias e se beneficiar com os juros altos.

Quanto maiores os juros, melhor para elas.

E existem ótimas alternativas de investimento que lhe permitem se beneficiar dos juros de uma maneira bastante segura e muito rentável!

Como exemplo, podem ser citados: LCI; LCA; CDB; Debêntures e Títulos Públicos.

Como já falei antes nesse artigo, o Brasil é o país que possui as maiores taxas de juros do mundo! Inclusive, vários gurus e líderes estrangeiros de investimentos já afirmaram que nosso País é um paraíso para quem quer investir com segurança e rentabilidade.

Por que será que a população brasileira em geral não percebe essa grande oportunidade de ganhar dinheiro com segurança?

Como conclusão, dá pra perceber que diante desse cenário de juros altos em nossa economia, tem pessoas que dizem: “Os juros altos são a causa de eu não ter equilíbrio financeiro e estar com pouco dinheiro”.

Enquanto isso, há pessoas que dizem: “Os juros altos me ajudam a equilibrar minhas finanças e ganhar cada vez mais dinheiro!”.

De qual lado você prefere ficar?

Ah… vale ressaltar que Em casos maiores, como a compra de uma casa ou de um automóvel, às vezes é necessário e, de vez em quando, até vantajoso pagarmos juros. (esses casos serão abordados futuramente em outros posts).

Mas quando se trata de gastos comuns ou mais corriqueiros, certamente pagar juros é a pior escolha e é resultado da falta de controle ou de paciência para gastar quando se pode.

E você? Também acha que os juros altos podem ser vistos como uma grande oportunidade? Deixe seu comentário!

compartilhe:

Curtiu esse post?

Deixe seu email para receber gratuitamente os novos posts e dicas do blog!

autor: Davi Augusto

Formado em Comércio Exterior e em Administração, atua como educador financeiro e consultor de finanças pessoais e investimentos.

Post Relacionados