Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

Investir e Multiplicar

Se você deseja alcançar sua liberdade financeira, depois de ganhar e de saber economizar o dinheiro, o próximo passo é investir!

De nada adianta apenas juntarmos o dinheiro, nos privando dos gastos momentâneos. Investir significa saber fazer valer a pena todo o esforço ao economizar no presente, para que tenhamos um patrimônio bem maior no futuro.

Se apenas deixarmos nosso dinheiro parado “dentro da gaveta”, ficaremos sujeitos ao efeito da inflação, que irá diminuir o poder de compra e o valor desse dinheiro.

Então, o objetivo ao investir é, primeiramente, proteger nosso patrimônio dos efeitos da inflação. Depois, devemos pensar em formas de rentabilizar esses ganhos, para que além de ficarmos protegidos da inflação, ganharmos uma recompensa por adiar nosso consumo.

Todo investimento envolve riscos, que devem ser devidamente analisados, para não entrarmos em nenhuma armadilha financeira.

Esses riscos, porém, não devem ser completamente evitados, mas sim administrados, de modo que, se algum imprevisto acontecer, teremos ainda um proteção de nosso patrimônio.

Também é importante saber analisar quais os tipos de investimento se adequam melhor ao nosso perfil. Para investirmos de uma maneira que nos deixe mais confortável, devemos tentar compreender a quais riscos estamos dispostos a nos submeter, por quanto tempo desejamos manter os investimentos, qual o valor que iremos investir e, também, quem mais, além de nós, depende daquele dinheiro investido.

Investir, portanto, é também um processo bastante individual, não existindo um investimento que será o mais adequado para todo mundo. O melhor investimento irá depender de nosso perfil e de nossas necessidades.

Esta sessão será atualizada com posts com sobre como investir melhor nosso dinheiro e como podemos administrar melhor os riscos dos investimentos.

compartilhe: