Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

Sabe aquele investimento que parece bom demais para ser verdade?

  • Davi Augusto
  • 14 de setembro de 2017

Outro dia um amigo me pediu a opinião sobre uma alternativa de investimento fantástica que lhe foi apresentada…

De acordo com ele, a pessoa que apresentou este “investimento” disse que era uma oportunidade fantástica, com rendimentos mensais garantidos muito acima da média do mercado, e que era capaz de deixar muita gente rica em muito tempo.

Você já ouviu falar de algum investimento assim?

Fica aqui o alerta: quando um investimento parece bom demais pra ser verdade, é porque provavelmente é mentira.

Pois é… se alguém lhe apresentar alguma oportunidade dessas, o mais prudente a fazer de início é ficar atento e evitar tomar qualquer decisão precipitada, pois as chances são de que você esteja diante de uma fraude, de um esquema de pirâmide.

E ai, se você investir, pode acabar entrando para as estatísticas como mais uma vítima de um golpe, que perdeu uma boa quantia de dinheiro acumulada com esforço e trabalho duro.

Apenas para deixar claro…


Gosto de frisar algo, pois algumas pessoas podem acabar interpretando errado o que estou dizendo aqui:

Não estou falando que toda boa alternativa de investimento é golpe.

E nem estou dizendo que você deve desconfiar de qualquer investimento que lhe seja apresentado por profissionais sérios.

Eu mesmo advogo por isso e sempre digo que existem no mercado excelentes alternativas de investimentos que são capazes de nos trazer bons retornos com um grande grau de segurança.

Mas, quando você se deparar com alguma alternativa de investimento financeiro que diga que você terá garantido retornos muito acima da média do mercado, é prudente ligar o alerta e procurar mais informações sobre o assunto, para garantir que você não vá ser mais uma vítima de uma fraude.

Para lhe ajudar a colher mais informações que lhe tragam mais clareza e lhe ajudem a tomar melhores decisões trouxe aqui alguns pontos que você deve analisar sobre o investimento e também alguns sinais de fraude que devem fazer você correr de qualquer oportunidade assim.

Indícios de Fraude


#1 – Falta de registro nos órgãos competentes:

 

Sempre que lhe apresentarem essas oportunidades mágicas de investimentos, pergunte qual o registro da empresa.

Em qual empresa você irá aportar o dinheiro? A atividade registrada no CNPJ está de acordo com o que a empresa está se propondo a realizar?

Analise também se a empresa possui registro e está regulamentada pelos órgãos competentes, como a CVM e o Banco Central, a depender de como são feitos os investimentos.

Se quando você perguntar sobre esses registros, a pessoa lhe disser que ainda não possuem, mas que já deram entrada em todos os trâmites burocráticos, desconfie.

Outro ponto importante é saber se você irá fazer esta operação junto a uma empresa séria, ou se na verdade deve transferir os recursos para a conta de uma pessoa física que será responsável por tomar as decisões de investimentos.

#2 – Retornos garantidos e muito maiores que média do mercado

 

Um ponto a se ficar muito atento é se esta oportunidade estiver prometendo retornos garantidos e muito acima da média do mercado.

Apesar de isso ser tentador em um primeiro momento, é sempre bom ficar atento.

Primeiro porque é proibido que fundos de investimentos prometam retornos fixos para seus investidores.

Em segundo lugar, por quais motivos uma empresa estaria conseguindo, consistentemente retornos absurdos que nenhum outro fundo de investimento consegue?

Se a média de retorno dos fundos de investimento registrados é de 10-15-20% ao ano, como que esta alternativa está lhe prometendo retornos mensais garantidos de 10% ao mês?

Aqui vale a pena deixar algo claro: existem sim fundos de investimentos sérios, com todos os registros, que às vezes conseguem retornos bem absurdos.

Nesses casos não são fraudes, mas você deve atentar que esses retornos maiores estão sendo conseguidos a custo de riscos muito grandes.

Você está disposto a correr esses riscos?

# 3 – Marketing ou venda muito agressiva:

 

 

Normalmente, essas fraudes financeiras vêm acompanhadas de vendedores que utilizam estratégias de marketing muito agressivas.

Tentam lhe forçar a tomar a decisão agora mesmo, sem pensar e ainda utilizam de um artifício grosseiro dizendo que esta é uma oportunidade única, que irá acabar em instantes, e que se você pensar demais, vai acabar “perdendo o bonde”.

Em alguns casos, ainda tentam mostrar que estão lhe fazendo um favor de amigo ao apresentar aquela oportunidade, pois querem do fundo do coração que você prospere junto com ele.

Sempre que vir algo nesse padrão, saia correndo!

Oportunidades boas no mercado de investimentos tendem a aparecer novamente, e qualquer decisão que não lhe permita analisar tudo com calma, é um risco que dificilmente vale a pena correr.

Além disso, provavelmente vai ser melhor você ficar de fora de alguma oportunidade incrível, do que ver seu dinheiro se evaporando daqui a pouco.

#4 – Falta de resultados de longo prazo

 

 

Graças a Deus, esses golpes financeiros não tendem a se sustentar por muito tempo.

Existem algumas exceções, como é o caso da pirâmide do Bernard Madoff que chegam a durar muito tempo até serem descobertas.

Mas, via de regra, essas fraudes aparecem e desaparecem bem rápido do mercado.

Então um ponto para lhe dar mais segurança é você perguntar sobre os resultados de longo prazo que essa oportunidade já trouxe para outros investidores.

Deixando claro: não é porque determinada oportunidade não apresente resultados de longo prazo que ela deve ser considerada uma fraude.

Existem ótimos gestores e fundos de investimentos iniciando agora no mercado e que fazem um trabalho sério e de qualidade.

Mas, quando você já tem todos os outros pontos citados juntos, aliado a uma falta de resultados de longo prazo, é mais uma confirmação de que o melhor a se fazer é ficar de fora daquela oportunidade.

É como diz o ditado: “Caldo de galinha e cautela nunca fizeram mal a ninguém”.

Então, quando se está falando de um dinheiro que conseguimos acumular com fruto de muito esforço e trabalho, o ideal é sempre tomar cautela para evitar ser mais uma vítima de golpes.

Também penso que é melhor correr o risco “perder o bonde” do que entrar apressado e perceber depois que pegou o bonde errado.

compartilhe:

Curtiu esse post?

Deixe seu email para receber gratuitamente os novos posts e dicas do blog!

autor: Davi Augusto

Formado em Comércio Exterior e em Administração, atua como educador financeiro e consultor de finanças pessoais e investimentos.

Post Relacionados