Deixe seu e-mail e receba dicas exclusivas para alcançar sua independência financeira!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER NOVOS ARTIGOS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS!

como comprar ações

Como Comprar Ações – O Guia para o Investidor Iniciante

  • Davi Augusto
  • 3 de novembro de 2015

Você gostaria de saber como comprar ações e ter a possibilidade de se tornar sócio de algumas das maiores empresas do Brasil, como Itaú, Ambev, Pão de Açúcar, Natura, dentre outras?

Talvez você já deve ter tentado aprender a investir em ações, mas nunca conseguiu realmente entender sobre o assunto, e nem conseguiu achar nenhum material interessante que pudesse lhe ajudar a entrar nesse mercado que pode ser bastante lucrativo.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo… preparei esse artigo com o intuito de fornecer um guia para você adquirir os conhecimentos necessários para saber como comprar ações e dar os primeiros passos nessa fascinante alternativa de investimento.

O objetivo desse post não é lhe transformar em um investidor expert que conseguirá analisar as melhores ações disponíveis e passar a investir seu dinheiro como um profissional do mercado de ações.

A intenção é que você entenda de uma forma clara como funciona o mercado de ações e como fazer para iniciar nesse mercado.

Preparado? Então vamos lá…

O que são Ações


 como comprar ações 2

Para entender de uma maneira mais clara como comprar ações, é interessante primeiro compreender de fato o que são ações.

Uma ação representa a menor parte do capital social de uma empresa.

De uma maneira mais simples, é como se pegassem uma empresa, com todos os seus ativos, terrenos, indústrias, máquinas, estoques, etc e a dividissem em vários pedaços iguais. Cada um desses pedaços representa uma parte da empresa.

E cada uma dessas partes seria uma ação.

Assim, ao comprar uma ação, você compra uma parte da empresa e se torna sócio dessa companhia.

Dessa maneira, o retorno do seu investimento em ações irá variar dependendo do desempenho da companhia da qual você se tornou sócio. Se a empresa cresce, ganha mercado, aumenta suas vendas e lucros, provavelmente as ações dessa empresa irão se valorizar, e você verá uma alta no seu patrimônio.

Porém, se a empresa apresenta resultados ruins, como perda de mercado, queda de faturamento e de lucro, provavelmente os preços das ações da empresa irão cair.

Logo, a maneira mais segura de ganhar dinheiro nesse mercado, é comprando ações de empresas bem geridas, que apresentem boa participação de mercado e lucros sólidos e crescentes.

As Principais Vantagens de Investir em Ações


 comprar ações pela internet

Apesar de muitas pessoas considerarem bastante arriscado investir em ações e preferirem ficar de fora desse mercado, não podemos ignorar o fato de que se tornar sócio de empresas negociadas na bolsa de valores traz inúmeras vantagens.

Algumas das principais vantagens são:

Menor Risco

 

 

Obviamente, comparado com algumas alternativas de investimento em renda fixa, como títulos públicos e CDB’s, investir na bolsa de valores é mais arriscado.

Mas quando comparamos com o investimento de montar um negócio próprio, saber como comprar ações pode lhe trazer uma grande vantagem na redução dos riscos.

Isso porque quando compramos ações, nos tornamos sócios de empresas conhecidas pelo grande público, que já possuem uma marca estabelecida e uma grande carteira de clientes, além de uma equipe de diretores com grande experiência naquele setor.

Por outro lado, quem vai investir em um negócio próprio ou montar uma empresa do zero terá que enfrentar toda a burocracia necessária para se abrir uma empresa, além de ter que estabelecer sua marca própria no mercado e conseguir uma boa carteira de clientes.

Menor Investimento Inicial

 

 

Aqui também vale a comparação entre investir em ações e montar um negócio próprio.

Ao optar por montar uma empresa do zero, o investidor terá que arcar com um altíssimo investimento inicial para pagar custos com escritório, reformas, aquisição de máquinas e equipamentos, contratação de funcionários, licenças, etc.

Por outro lado, ao escolher comprar ações de empresas listadas na bolsa de valores, o investidor pode decidir quantas ações deseja comprar, e qual o valor do investimento que será realizado, conseguindo realizar aportes sem comprometer seu orçamento e nem adquirir dívidas.

Liquidez e Facilidade para sair da Sociedade

 

 

Outro ponto que devemos levar em consideração ao aprender como comprar ações é a grande liquidez que esse tipo de investimento oferece.

Caso esteja precisando do dinheiro para alguma emergência, o investidor tem a opção de vender parte ou a totalidade das suas ações a qualquer momento que desejar.

Assim, quem investe em ações tem ainda uma facilidade enorme para se retirar da sociedade e migrar para outra empresa que considere mais vantajosa, ou de utilizar o dinheiro como bem entender.

Basta acessar seu computador, e com alguns cliques em seu home broker você consegue vender ou comprar mais ações.

Os Tipos de Ações


principais tipos de ações

Agora que você já entendeu o que são ações e quais as principais vantagens dessa alternativa de investimento, é interessante que fique atento também ao fato de que existem dois tipos de ações, que possuem características e até vantagens diferentes umas das outras.

Esses dois tipos são as ações ordinárias e ações preferenciais.

Ações Ordinárias

 

 

A principal característica das ações ordinárias ou ações ON é que elas proporcionam ao investidor o direito de voto nas assembleias da companhia.

Assim, o investidor que possui ações ON poderá votar participar das decisões da empresa em suas assembleias.

Essa característica é bastante vantajosa para acionistas que possuem grandes volumes de ações da companhia, já que o peso do voto é proporcional à participação no capital da empresa.

Outra grande vantagem desse tipo de ações é o tag along. Pela lei das Sociedades Anônimas, em caso de venda da empresa, os acionistas terão direito de receber por suas ações, no mínimo 80% do valor pago para o antigo controlador.

Em alguns casos, o tag along pode ser de até 100%.

As ações ordinárias são representadas pelo número “3” depois do código da ação. Exemplo: PETR3 -> Ação Ordinária Petrobras

Ações Preferenciais

 

 

Por um lado, as ações preferenciais ou PN oferecem menos proteção aos investidores, pois não garantem o tag along e nem direito de voto nas assembleias da companhia.

Porém, os detentores de ações PN possuem preferência no recebimento dos dividendos pagos pela companhia quando ela dá lucro. Além disso, a legislação estabelece dividendos mínimos obrigatórios para as ações preferenciais.

As ações preferenciais são representadas pelo número “4” após o código da ação. Exemplo: GGBR4 -> Ação Preferencial Gerdau.

Como Comprar Ações em 3 Passos


os segredos da mente milionaria objetivos

Agora que já entendemos o que são ações e suas principais vantagens e características, separei os 3 passos que você deve dar para iniciar nessa alternativa de investimento da forma mais segura, simples e rentável.

#1 – Abra Conta em uma Corretora

 

 

Muita gente tem dúvida se deve começar a investir através do banco ou através de uma corretora.

Se você também tem essa dúvida, é bom colocar isso em mente: banco é um bom lugar para pegar dinheiro emprestado.

Na hora de investir seu dinheiro, normalmente as corretoras oferecem maiores vantagens.

Isso porque o gerente do banco tem que cuidar de diversas atividades para seus clientes, empréstimos, financiamentos, leasing, emissão de cheques, negociação de taxas… enfim.

E com todas essas atividades, é pouco provável que seu gerente consiga lhe dar um atendimento especializado sobre investimentos.

Já as corretoras possuem uma equipe de profissionais de investimento que dedicam grande parte do seu dia apenas para analisar o mercado e as variações de preço.

Além disso, as corretoras costumam emitir relatórios de análises de diversas ações e outras alternativas de investimentos, com o intuito de auxiliar o investidor na tomada de decisão.

Com isso, você terá uma assessoria muito mais especializada, que poderá lhe auxiliar melhor na hora de investir seu dinheiro.

#2 – Realize a Compra pelo seu Home-Broker

 

 

home broker ações

Depois de abrir e transferir o dinheiro para sua conta na corretora, chegou a hora de efetivamente comprar ações.

Até um tempo atrás, o investidor só conseguia comprar ou vender ações ligando diretamente para as corretoras para que os assessores de investimento executassem a ordem.

Mas agora o processo está bastante simplificado, e o investidor tem como comprar ações pela internet, enviando as ordens diretamente no seu home-broker, um sistema de negociação oferecido pela maioria das corretoras.

Para utilizar esse sistema, basta fazer login no site da sua corretora, e clicar na área do home-broker.

Depois disso, clique na operação que você deseja realizar (compra ou venda), insira o código da ação, a quantidade de ações que deseja comprar, e o preço que você está disposto a pagar.

Se algum outro investidor estiver disposto a vender aquelas ações pelo preço que você deseja pagar, o negócio será efetuado, e as ações irão cair na sua conta em até 3 dias depois da transação.

Comprar ações pelo home-broker é realmente muito fácil e cômodo para o investidor. Mas se não se sentir à vontade de fazer essas operações por conta própria, uma boa dica é utilizar algum simulador da bolsa de valores para ir se acostumando à dinâmica e às operações do mercado.

#3 – Fique Atento aos Custos e Corretagens

 

 

Um dos maiores erros dos investidores iniciantes na hora de comprar ações é simplesmente ignorar os custos desse tipo de investimento.

Os bancos e corretoras cobram taxas de corretagem e de custódia sobre seus investimentos e, dependendo da quantidade de dinheiro que você for investir, esses custos podem praticamente anular toda rentabilidade que você obtiver.

Para dar um exemplo prático, vamos supor que você tenha R$ 1.000,00 na sua conta do banco, e gostaria de investir esse dinheiro através de uma corretora.

Para transferir esse dinheiro do banco para a corretora, você irá pagar uma taxa de TED de R$ 7,00. Assim, só terá disponível R$ 993,00.

Vamos supor ainda, que você pague uma taxa de corretagem fixa de R$ 15,00 por cada operação.

Dessa maneira, você só teria disponível R$ 978,00. O restante do valor teria sido gasto com os custos de transferência e taxa de corretagem.

Ou seja, somente com esses custos operacionais, seu investimento já estaria dando um prejuízo de 2,20%.

E vamos supor ainda que sua corretora cobre uma taxa de custódia (funciona como uma taxa de manutenção de conta) mensal de R$ 15,00.

Para ter uma ideia de como isso terá um peso enorme em sua carteira de investimento, essa taxa de custódia representa um custo mensal de 1,53% do total da sua carteira.

A título de comparação, as taxas de administração de bons fundos de investimento giram em torno de 1,5% – 2,5% ao ano!

Por isso é sempre importante estar atento a todos os custos de operação e procurar corretoras que cobrem taxas de corretagem e custódia mais vantajosas.

Recapitulando…


Já que este artigo com dicas valiosas de como comprar ações foi longo e trouxe muitas informações valiosas, quero deixar aqui um resumo de tudo o que vimos:

  • Ações representam parte do capital da empresa. Assim, ao comprar ações, você se torna sócio da companhia.
  • As principais vantagens do investimento em ações são: menor risco; menor investimento inicial; maior liquidez e facilidade para sair da sociedade.
  • Existem dois tipos principais de ações: Ordinárias (ON) e Preferenciais (PN).
  • É mais vantajoso sempre comprar ações através de uma corretora, utilizando o seu home-broker.
  • Você deve sempre levar em consideração todos os custos e corretagens presentes na hora de investir.

 

E você? Gostou desse guia com dicas de como investir em ações? Deixe sua dúvida ou comentário!

 

compartilhe:

Curtiu esse post?

Deixe seu email para receber gratuitamente os novos posts e dicas do blog!

autor: Davi Augusto

Formado em Comércio Exterior e em Administração, atua como educador financeiro e consultor de finanças pessoais e investimentos.

Post Relacionados